O Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (NEPPI/UCDB), em parceria com a Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Yvy Poty, finalizou a recuperação de uma pequena represa na aldeia Te’ýi kue, na Terra Indígena de Caarapó, sul de Mato Grosso do Sul.
A ação faz parte do Projeto de Recuperação de Represas na Aldeia Indígena de Caarapó-MS, financiado pela Carteira Indígena, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. O objetivo do projeto é a recuperação de três represas da aldeia, que inclui a recuperação ambiental no entorno de duas delas e algumas obras de reparo na estrutura, possibilitando a plena utilização.
As represas da aldeia de Caarapó representam papel importante na complementação alimentar da comunidade indígena, principalmente na produção de alimentos ricos em proteína. Além de outros benefícios à comunidade, estes espaços também são utilizados para o lazer. A recuperação destes ambientes é de fundamental importância, pois são componentes que ajudam a melhorar a qualidade de vida na aldeia.